Rotinas que executam tarefas de backup de base de dados têm uma funcionalidade vital na garantia de manutenção das informações.
O problema é que em muitas ferramentas que são fornecidas junto com os bancos de dados, é necessária a interação do usuário com o “prompt” de comando ou com uma interface de administração.
Abaixo segue o exemplo de um script (Batch Script) para Windows (linha de comando), para que seja executado o backup de uma base de dados PostgreSQL para um arquivo.
:: ---------------------------------------- :: - Autor = Fabio J. Walter :: - Versao = 1.0 :: ---------------------------------------- @echo off title DUMP no PostgreSQL - Fabio J. Walter color e0 rem Exportando as variaveis para que nao seja necessario a interacao do usuario rem IP do servidor PostgreSQL set PGHOST=localhost rem Caminho para o executável do pg_dump set PGBINDIR="%programfiles%\PostgreSQL\8.2\bin" rem Porta de acesso ao PostgreSQL set PGPORT=5432 rem Database que será feito backup set PGDATABASE=postgres rem Usuário da base de dados set PGUSER=postgres rem Senha da base de dados set PGPASSWORD=postgres rem Diretório de destino do arquivo de dump set DESTDIR=D:\backups rem Comando para gerar o DUMP da base de dados %PGBINDIR%\pg_dump.exe -F c -b -v -f %destdir%\%PGDATABASE%.backup Exit |
A utilização das variáveis de ambiente permite que possamos colocar esta rotina em uma tarefa agendada do sistema operacional. A rotina executará no horário determinado sem a necessidade de interação com o usuário.
Esta é uma rotina que pode ser utilizada também em outros sistemas operacionais com a devida adaptação dos comandos da lógica, pois as variáveis de que o PostgreSQL necessita serão as mesmas.
muito simples, pra mim funcionou..
ResponderExcluir